Yoga, um exercício físico completo para o corpo e a mente por Mônica Rufino

Yoga, um exercício físico completo para o corpo e a mente

Yoga é um conceito, uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5.000 anos. Hoje em dia os adeptos da prática já a enxergam também como um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo, através de disciplinas tradicionais.

Não posso deixar de mencionar que a yoga trabalha as emoções e por isso ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos.

Quando praticar

Yoga pode ser praticada desde a infância até a velhice. Assim como na gravidez. Desde que adaptada para cada perfil e aptidão física de cada um. É um trabalho do corpo todo por completo.

Vou listar alguns de uma enorme lista de benefícios:

  1. Reduz o estresse;
  2. Melhora a concentração;
  3. Aumenta o nível de aceitação pessoal;
  4. Ajuda na flexibilidade;
  5. Ajuda a emagrecer;
  6. Melhora a qualidade do sono;
  7. Melhora a postura;
  8. Melhora a consciência corporal.

Cuidados e restrições

 No geral, a yoga é uma atividade física que não tem restrições para ser praticada, desde que a pessoa não esteja de cama ou sem poder se mexer muito por ordens médicas, por exemplo. Para quem tem problemas de coluna, artrite, fibromialgia, hipertensão ou diabetes não há restrição ou contraindicação, que, no geral, impossibilite a prática.

E claro, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, existem diversos ramos do yoga para cada tipo de pessoa e objetivo. Cada uma possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos.

 

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar