Tranquilidade e qualidade de vida transformam Brasília numa capital de destaque por Qual Farmácia

Tranquilidade e qualidade de vida transformam Brasília numa capital de destaque

Elegante, lírica e romântica, para alguns autores Brasília foi concebida com as mesmas características de quem a criou, Lúcio Costa. Neste dia 21 de abril, a capital federal completa 58 anos – e, aos olhos de quem a admira, ela possui uma beleza e riqueza que se contrapõem as suas contradições. Sempre transitando entre o futuro e o passado, o moderno e o tradicional, o poético e a crítica. Uma cidade-parque que nasceu pronta, mas que ainda floresce em diversidade, criatividade e identidade que pulsam, se revelam e se mesclam nas vivências de seus habitantes.

Nos últimos anos, apesar de todas as adversidades, as estatísticas não deixam mentir: a cidade tem um dos melhores índices de qualidade de vida para se morar no país. No ranking, Brasília ficou com a 109ª colocação. Ficando à frente do Rio de Janeiro (118ª), São Paulo (121ª) e Manaus (127ª). A pesquisa foi realizada pela Mercer, uma companhia global voltada para os recursos humanos, que avaliam 39 fatores em dez categorias, como estabilidade política, bens de consumo, recreação, serviços públicos, ambiente natural, econômico e sociocultural.

Aspectos positivos da capital

No Brasil como um todo, os pontos fortes apontam para a qualidade significativa da oferta de bens de consumo e ambiente natural. E não seria diferente com Brasília que se destaca pela boa relação entre a moderna arquitetura e o verde, que faz com que a cidade tenha um patrimônio natural com mais de 300 espécies de árvore distribuídas em 5 milhões de metros quadrados. A urbanização com calçadas largas, planas e arborizadas já ganharam inclusive prêmio nacional.

Banca da Superquadra 308 Sul – Acervo: Iphan

Esses elementos, sem dúvidas, proporcionam aos moradores um ar menos poluído e, em época de clima seco e de muito calor, esse espaço verde ainda confere uma sombrinha gostosa em lugares que podem ser realizadas longas caminhadas ou uma pausa para um merecido descanso. Além disso, o céu de Brasília é tão azul e bonito que lhe atribuíram o título de “O mar de Brasília”. Se, um dia, tiver oportunidade: assista ao entardecer no Planalto Central, porque é uma dádiva!

Por Daniela de Carvalho Duarte

Outra boa notícia é que, em comparação às demais cidades brasileiras, Brasília tem índices positivos na segurança pública. O balanço realizado no primeiro trimestre de 2018, pela Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do DF, revelou o menor índice de criminalidade em relação ao mesmo período desde 2000. Essa redução é extremamente relevante, porque também oferece uma tranquilidade incomparável aos seus habitantes.

O aspecto cultural também é um fator marcante que provoca apreço pelos brasilienses e imigrantes que vivem na cidade. Os parques, museus, teatros, orquestras, feiras, mostras de cinema e festivais de música alimentam cada vez mais a paixão pelo lado inventivo e espírito libertário da nova geração do quadradinho.

Desafios

O grande desafio da capital federal é com a saúde pública, principalmente no que diz respeito à gestão. Faltam profissionais, há o desabastecimento de medicamentos e equipamentos. São constantes as denúncias de sucateamento tecnológico, entre outros problemas graves dentro da rede pública de saúde.

Em contrapartida, muitos consumidores da capital têm podido desfrutar mais de melhores serviços e/ ou tratamentos, especialmente no setor farmacêutico, o que tem estimulado o mercado privado da região a investir em seus serviços priorizando a qualidade máxima. Um bom exemplo disso é o aplicativo Qual Farmácia.

O Qual Farmácia surgiu em Brasília e trata-se de um aplicativo de celular que pesquisa de forma instantânea em várias farmácias o medicamento que o paciente precisa, e em seguida compara e encontra os melhores preços. Em seguida, é só escolher o remédio mais barato e pedir para buscar na loja ou receber em casa. Baixe o app e desfrute desta experiência que veio para facilitar a vida dos brasilienses! Disponível para Android e IOS.

Feliz aniversário, Brasília!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar