Sorriso poderoso: por que as mulheres cuidam mais da saúde bucal do que os homens? por Lívia Kalil

Sorriso poderoso: por que as mulheres cuidam mais da saúde bucal do que os homens?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Cirurgia Oral (CCO), de Goiânia, entre outras tantas que já foram publicadas, as mulheres de fato são mais cuidadosas com os dentes e a saúde da boca se comparadas aos homens. Do meu ponto de vista, esse levantamento só comprova o que já percebo em meus atendimentos.

De modo geral, as mulheres tendem a se preocupar mais com tratamentos preventivos e, por sua vez, frequentam mais os consultórios, porque além de se importarem com a questão da saúde, também existe uma busca pela beleza e pela estética. Afinal, por que não ter um sorriso bonito e poderoso?

Hormônios, dentes e fases da vida da mulher

No entanto, não podemos ignorar que há uma relação interessante entre os hormônios e a saúde bucal ao longo da vida das mulheres. Na adolescência, por exemplo, há uma explosão hormonal e o começo da vida sexual, onde o uso dos contraceptivos orais podem surgir ou agravar quaisquer problemas bucais que elas tenham.

No período da gravidez e pós-gravidez é a fase em que as mulheres mais se dedicam ao bebê. Nesta fase, muitas vezes por descuidarem de si mesmas e pela deficiência de cálcio, elas podem sofrer com inflamações recorrentes na gengiva e sangramentos. Por isso, é fundamental realizar um bom pré-natal odontológico para minimizar e até evitar possíveis complicações que podem induzir ao parto prematuro.

Já na menopausa, os problemas bucais vêm acompanhados por condições decorrentes da terceira idade, como a osteoporose (doença que afeta os ossos). Este distúrbio pode levar à perda dos dentes devido a baixa densidade óssea que junto ao medicamento para reposição hormonal alteram a flora bucal e quantidade de saliva. Além disso, nesta época da vida, o estresse e a ansiedade podem gerar e piorar ainda mais doenças pré-existentes, já que as tarefas do cotidiano muitas vezes são motivos para negligenciar a saúde bucal.

Em qualquer idade, faça um check-up anualmente

Mas, e você como tem cuidado da saúde dos seus dentes e da boca? Criar uma rotina de hábitos de escovação e higienização bucal pode fazer toda diferença não só para prevenir doenças, como também para manter uma melhor qualidade de vida.

Ressalto, caso não tenha o costume de frequentar periodicamente um dentista, separe uma vez ao ano na sua agenda para realizar um check-up dental preventivo com um especialista de sua confiança, pois quanto mais cedo você descobrir um problema bucal, melhor será o resultado do tratamento. Por isso, cuidem-se!

Quer tirar dúvidas sobre esse assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo que terei muita satisfação em respondê-la (o)! No mais, nos vemos no próximo mês aqui no blog Qual Farmácia.

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar