Será que o açaí é tudo isso mesmo? por Qual Farmácia

Será que o açaí é tudo isso mesmo?

Seja com granola e frutas ou farinha de mandioca e peixe-frito, o açaí se tornou um ícone da culinária brasileira após conquistar os paladares mais exigentes de Norte a Sul do país e ao redor do mundo. A fruta, que é típica na alimentação diária dos nortistas, possui sabor e textura inconfundíveis, porém se popularizou de fato por ser um alimento altamente nutritivo e um grande aliado da saúde.

Mas, será que o açaí é tudo isso mesmo? Neste artigo, separamos 6 aspectos sobre o consumo da polpa de açaí para você refletir e decidir se vale a pena ou não dar uma chance para esse fruto roxinho. Confira!

1. Rico em propriedades do bem

O açaí é fonte de lipídios, proteínas, ferro, magnésio, cálcio, manganês e vitaminas C e E que tem como ação principal ser antioxidante. Isto significa dizer que essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, combatendo assim os radicais livres, que quando em excesso no organismo causam uma série de inflamações e infecções.

Logo, além dessa ação anti-inflamatória que fortalece o sistema imunológico, combate o envelhecimento precoce e previne o corpo de doenças, ele também ajuda a aumentar o colesterol bom e a reduzir o ruim.

2. Mantém o coração saudável

Essa fruta também é rica numa substância chamada antocianina, um nutriente que é responsável em fornecer a coloração roxa ao alimento. Esse nutriente também tem ação antioxidante e anti-inflamatório que previne a degeneração celular, o que por si só evita o surgimento de doenças cardiovasculares.

Nesse sentido, também é importante destacar que o açaí possui uma concentração maior de polifenóis, uma substância que aumenta o fluxo sanguíneo no coração, fazendo com que ele trabalhe bem e permaneça saudável.

3. Ajuda a regular o intestino

Outra vantagem de ingerir o açaí é que ele possui um alto teor de fibras. Alimentos que são grandes fontes de fibras dão a sensação de maior saciedade, aceleram o metabolismo o que, por sua vez, auxilia a regular o intestino. Por isso, é tão comum observar que as pessoas substituam uma refeição por uma tigela de açaí. Essa troca pode ser inteligente, desde que consumida de forma pura – sem aditivos, açúcares e cereais.

4. É um excelente energético

Quem é atleta ou praticante de atividades físicas já deve ter aderido ao consumo do açaí, porque ele é um fruto altamente calórico, ou seja, que fornece mais energia e disposição para a realização de exercícios físicos e esportes. No entanto, caso o seu intuito seja o de emagrecer, é melhor maneirar na ingestão da fruta. Sendo este um ponto que nos leva ao próximo tópico!

5. O açaí pode engordar

Cuidado com as misturas de outros ingredientes na hora de consumir o açaí! Apesar de ser uma bomba energética, muitas vezes, são os acompanhamentos excessivos – como xarope de guaraná, leite condensado, leite ninho, entre outros – que podem fazer os ponteiros da balança subir. Nesses casos, saiba quando e como ingeri-lo, dando preferência sempre à sua forma pura.

6. Pele e cabelos bonitos

Mas a lista dos benefícios do açaí continuam… O óleo extraído da polpa do fruto, por exemplo, é muito utilizado para evitar a secura. Dessa maneira, muitos cosméticos para hidratação da pele e dos cabelos levam esse óleo em sua composição. Você já experimentou? Se não, experimenta e conta para a gente!

E aproveite para compartilhar esse post com seus amigos e familiares que são aficionados por açaí e não deixe de acompanhar a nossa página no Facebook!

 

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar