Saiba o que você ganha ao parar de fumar! por Qual Farmácia

Saiba o que você ganha ao parar de fumar!

Apesar de ter conhecimento sobre os riscos do cigarro, é muito comum que os fumantes de longa data tenham dificuldades em abandonar o uso do tabaco. Por esse motivo que os malefícios do tabagismo têm sido tão difundidos pelas mídias tradicionais e pelo Ministério da Saúde. Levar à conscientização e o incentivo dos benefícios dessa renúncia podem trazer mudanças significativas no estilo de vida dos indivíduos que convivem há anos com o vício.

De acordo com a teoria behaviorista, o reforço positivo é maneira mais eficiente de induzir um indivíduo ao comportamento almejado. Assim, é preciso obter uma recompensa agradável para mudar ou eliminar certo hábito indesejável.

Pensando nisso, reunimos alguns dos principais benefícios adquiridos ao parar de fumar e como essa decisão pode trazer um salto de qualidade em sua vida. Veja a seguir:

Tempo de qualidade com a família

Quem fuma sabe que suas reuniões familiares são interrompidas por pequenas (e muitas) saídas para uma tragada. E que, além de ouvir às vezes algum comentário desagradável, ainda perde-se parte das conversas e interações.

Pior ainda seria fumar na presença dos pais, filhos e parentes. Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer mostram que fumantes passivos têm 30% maior probabilidade de contrair câncer de pulmão e que 40% das crianças brasileiras estão expostas às substâncias químicas do tabaco.

Você pode recuperar o prazer de estar em família e guardar boas memórias dos momentos compartilhados, bem como privá-la do contato com a fumaça tóxica do cigarro.

Autoconfiança e maior autoestima

Interromper o uso da nicotina pode devolver a confiança em si mesmo, fazendo-o perceber que você pode mais do que imagina.

Além disso, a autoestima se eleva ao perceber que pele e cabelo estão mais bonitos. Seu hálito e roupas não terão aquele cheiro desagradável e típico da maioria dos fumantes.

Melhoras nítidas são percebidas também na aparência bucal como um todo, pois o processo de amarelamento é interrompido, assim como o enfraquecimento dos dentes. Essa é, certamente, a melhor coisa a fazer por sua saúde mental e emocional.

Controle de gastos

Seu orçamento sofreria uma considerável mudança se você parasse de comprar cigarros hoje mesmo. O custo diário pode não parecer elevado, mas o valor acumulado em um mês pode agregar um passeio extra em família ou um boleto a menos nas despesas da casa.

Você pode celebrar essa nova fase separando sua despesa anual com o fumo para depois fazer uma viagem inesquecível, ou até mesmo adquirir algo especial para si.

Mais aniversários (e bem vividos!)

O abuso da nicotina e demais substâncias nocivas do cigarro são, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), a maior causa de mortes precoces no mundo.

É importante lembrar que a qualidade de vida do fumante decai (principalmente na terceira idade), e este é acometido por graves doenças que fazem de seus últimos anos um fardo para si mesmo e seus familiares.

Por isso, eliminar o fumo pode proporcionar mais tempo de vida. Aproveite para celebrar a chegada dos anos com maior vitalidade e alegria.

Saúde restaurada

Ao eliminar o vício, ainda que em meia idade, o ex-fumante pode perceber uma melhora progressiva da sua capacidade cardíaca e respiratória, diminuição da ansiedade e recuperação da libido sexual.

Com estes quesitos em dia, você pode recuperar o prazer por caminhar ao ar livre ou frequentar uma academia novamente; ter a serenidade necessária para lidar com os filhos ou interagir com um amigo sem a vontade de acender um cigarro ocupando a mente o tempo inteiro. A lista de benefícios é imensa!

Como você pode perceber, parar de fumar é um dos maiores presentes que você pode dar para si e todos aqueles que o estimam. Para auxiliar no processo, confira nossas dicas aqui no blog de como mudar hábitos que nos fazem mal. Até mais!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar