Remédio natural: descubra os benefícios do limão por Qual Farmácia

Remédio natural: descubra os benefícios do limão

Contrariando muitos paladares, o limão e as suas substâncias nutritivas têm ganhado cada vez mais apreciadores. Recentemente, o fruto se tornou o queridinho da vez depois que famosas como Gisele Bünchen e Yasmin Brunet afirmaram tomar água com limão em jejum para manter a boa forma e a pele mais saudável.

Desde então, parece que as pessoas têm se questionado: será mesmo que o limão é dono de todos esses benefícios? Pensando nisso que a pedido do Qual Farmácia a nutricionista, Dra Viviane Melo, explica neste artigo como ele pode auxiliar na manutenção do nosso organismo.

Composição nutricional

O limão é cítrico e ácido, mas considerado saboroso por muitas pessoas. No entanto, aqueles que não simpatizam com o seu gosto podem fazer diversas receitas para disfarçar o seu gosto azedo, aproveitando o máximo de seus nutrientes.

Rico em vitamina C, o limão é popularmente conhecido como um grande aliado no combate à gripe e na melhora do sistema imunológico. Além disso, por eliminar as toxinas do organismo, ele ajuda a restabelecer o vigor da pele e o humor, evitando assim o estresse.

O fruto também é abundante em ferro, substância fundamental para o armazenamento e transporte de oxigênio dentro das células. Nesse sentido, o limão colabora para que o ferro de outros alimentos seja melhor absorvido pelo organismo. Já as vitaminas do complexo B fornecem energia e disposição em sua composição, auxiliando na redução das taxas de colesterol ruim (LDL).

Acredita-se também que ele é fonte de cálcio e manganês que tem como principal função promover a saúde dos ossos, também é rico em potássio, o que melhora a circulação sanguínea, ajuda na digestão e previne alguns tipos de câncer.

Água morna com limão em jejum

A mistura é simples e realmente há efeitos positivos no corpo. Por isso, friso as vantagens apresentadas anteriormente e acrescento: o ácido cítrico do limão, quando consumido em jejum, estimula a produção de fluídos digestivos oriundos do estômago, fígado e pâncreas. Além do mais, ele muda e equilibra os níveis do PH do sangue.

No entanto, é preciso tomar cuidado com os mitos criados em torno dessa bebida. Diferentemente do que pensam, a ingestão desse líquido não desintoxica o organismo. O limão possui antioxidantes, mas nessa composição, ele, no máximo, impede a ação dos radicais livres nas células, evitando a oxidação.

A água morna nessa mistura não auxilia no emagrecimento. O que acontece, de fato, é que o corpo vai absorver mais rápido todos os nutrientes, devido a água estar na mesma temperatura. Nesse contexto, também é importante dizer que o limão ajuda na digestão, mas não quebra a absorção de gordura.

Cuidados

Como visto, o limão tem inúmeros efeitos terapêuticos, no entanto é essencial saber usá-lo. O seu consumo deve estar inteiramente associado a bons hábitos alimentares. Quem ingere diariamente a água com limão como uma solução milagrosa apenas se engana.

Apesar de ser um ingrediente natural, quando consumido em excesso, o limão também pode gerar malefícios. Ou pior, por causa desse exagero, os nutrientes do fruto perdem a sua eficácia no organismo. Por isso, sempre indico às pessoas que procurem por acompanhamento nutricional para aprender a fazer escolhas mais saudáveis e evitar métodos somente porque estão sendo propagados na mídia.

Dra. Viviane Melo (CRN 6789) – nutricionista

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar