Por que os dentes de leite caem? por Lívia Kalil

Por que os dentes de leite caem?

O conto da fada que troca um dente caído por um presente é uma ótima oportunidade para explicar às crianças porque elas ganham uma “janelinha” no sorriso. Nessa fase, é muito comum que elas vivenciem um misto de orgulho e vergonha, mesmo que os coleguinhas também estejam passando pela mesma situação. Mas essa perda nada mais é do que um processo natural que todos passaram ou irão passar.

As crianças possuem 20 dentes de leite ou dentes decíduos. Essa primeira dentição humana, geralmente, começa a aparecer por volta dos 4 a 6 meses de idade. No entanto, a partir dos seis anos, esses dentes de leite tendem a ser trocados. Isso ocorre porque crescemos e eles acompanham o tamanho da nossa boca e do nosso rosto, dessa forma, os decíduos servem como guias para os dentes definitivos ou permanentes.

Formação

Tanto os dentes de leite quanto os permanentes têm estruturas semelhantes. Eles são formados por coroa (a parte visível do dente), raiz e tecido pulpar na parte interna, conhecida como canal ou polpa do dente. Quando os dentes permanentes começam a sua formação, as raízes dos dentes sofrem um processo chamado esfoliação, o que faz com que os dentes de leite amoleçam.

Assim, no momento em que o retiramos, o que cai é apenas a parte coronária do dente (coroa). O ideal é esperar que ocorra a esfoliação total das raízes para que o dente caia “sozinho”. Porém, quando isso não acontece e o definitivo começa a nascer, é aconselhado fazer acompanhamento com o dentista. Nesses casos, o melhor é que o dente de leite seja retirado por procedimento odontológico.

Cuidados

Nesse sentido, se o dente cair antes da hora ou for perdido por cárie ou trauma, deve-se colocar um aparelho chamado mantenedor de espaço. Esse equipamento garante ao dente permanente o seu espaço certo para surgimento. Em alguns casos em que não há esse espaço o definitivo pode ficar retido, causando problemas nas raízes e em outros casos só podem ser retirados através de cirurgia.

Limpeza

Muitas crianças ficam com medo de higienizar corretamente os dentes quando eles estão bem molinhos. Por isso, sempre recomendo que eles sejam acompanhados por um profissional. Assim, é possível mostrar aos pequenos que mesmo nessas condições, os dentes podem ser escovados com cuidado e que esse hábito ajuda os dentes permanentes a nascerem bonitos e saudáveis.

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar