Os cuidados com a saúde bucal devem estar na lista de prioridades das gestantes por Lívia Kalil

Os cuidados com a saúde bucal devem estar na lista de prioridades das gestantes

Durante a gestação, as mamães precisam se cercar de diversos cuidados. Não basta apenas se preocupar com o enxoval, a decoração do quarto do bebê ou em preparar a mala para a maternidade. Nesse processo, além das consultas regulares do pré-natal, é essencial que as gestantes façam um acompanhamento multidisciplinar, incluindo um dentista, para orientar, avaliar e tratar possíveis problemas de saúde preexistentes ou decorrentes à gravidez.

Mas, existe algum problema bucal que pode interferir na gestação?

Há estudos que afirmam que é muito comum aparecerem alguns problemas gengivais que estimulam a produção de hormônios que podem induzir ao parto prematuro e, até mesmo, levar o nascimento de um bebê com peso abaixo do normal, mas sempre oriento que o melhor caminho é a prevenção.

Se você tem descuidado da higiene bucal, consequentemente existirá maior acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes e irrita a gengiva. Logo, o mais adequado é garantir uma boa escovação, usar diariamente o fio dental e adotar uma dieta balanceada.

Cuide da alimentação!

Nesta fase, também é bastante comum que muitas gestantes fiquem extremamente ansiosas, o que as fazem comer compulsivamente. Por isso, busque assistência médica! Como dentista digo que o mais arriscado é que o consumo abusivo de açúcares (doces, refrigerantes, pães e massas) ainda pode gerar enjoos e essa combinação também pode ocasionar em uma cárie ou erosões ácidas nos dentes. Ou seja, todo cuidado é necessário!

Tratamentos odontológicos em grávidas

Após a avaliação, o profissional julgou necessário fazer algum procedimento? Sem neuras! Se a consulta aconteceu no primeiro trimestre, é possível que o especialista aconselhe esperar mais um tempo para realizar qualquer intervenção. Isso ocorre porque nesse período não é indicado o uso de anestésicos dentais, medicações contra a dor ou antibióticos.

Porém, passada esta fase, as gestantes podem ser submetidas aos tratamentos prescritos. Hoje em dia já existem, inclusive, anestésicos com baixa toxicidade que podem ser administrados pelo dentista. Já nos casos das radiografias, elas podem ser executadas, desde que as grávidas utilizem o avental de chumbo sobre a barriga.

No final das contas, o mais importante é que tanto na preparação como na chegada do bebê, todas as mamães possam sorrir de felicidade e com saúde!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar