Oleaginosas: conheças os benefícios das castanhas para a saúde por Qual Farmácia

Oleaginosas: conheças os benefícios das castanhas para a saúde

Saborosas, práticas para transportar e consumir, os benefícios das castanhas para saúde são muitos — desde que consumidas na quantidade adequada. Entre os nutrientes presentes nessas oleaginosas estão o selênio e a vitamina E, que têm ação antioxidante e retardam o envelhecimento.

Mas os benefícios não param por aí, como você descobrirá no artigo que preparamos hoje. Confira!

Auxiliam na perda de peso

Comer alimentos gostosos e ainda perder peso, quem não quer, não é mesmo? As castanhas podem ser uma excelente opção para isso, já que são ricas em gorduras monoinsaturadas, que aceleram o processo de emagrecimento.

Além disso, como elas precisam ser mastigadas mais vezes, o corpo capta a sensação de que está recebendo mais alimentos, reduzindo a fome. Para potencializar esse efeito, o ideal é consumi-las antes das refeições, para que prolonguem a sensação de saciedade e evitem aquela fome fora de hora.

Ajudam na redução do colesterol

Além de causar a perda de peso, as castanhas também ajudam na melhora do sistema metabólico, pois contêm ácido graxo, gordura essencial para o bom funcionamento do organismo. O que contribui para a saúde como um todo e, consequentemente, previne o surgimento de diabetes, hipertensão e colesterol alto (síndrome metabólica).

Elas também ajudam na redução do LDL, o chamado “colesterol ruim”. Existem dois tipos de colesterol no nosso sangue: o LDL e o HDL. Enquanto o HDL transporta o colesterol dos órgãos para o fígado para que ele seja descartado, o LDL o transporta para células e tecidos.

Isso provoca a formação de placas que impedem o fluxo sanguíneo para o coração. É por isso que o HDL é considerado bom e o LDL é o colesterol ruim.

Os destaques para quem deseja prevenir as doenças do coração vão para as amêndoas, que reduzem o LDL e para as nozes que, além de reduzir o colesterol alto, também são ricas em vitaminas A, E, C e potássio.

Combate a fadiga e protege os ossos

Castanhas que contêm magnésio ajudam a proteger os ossos. Algumas das oleaginosas que contêm essa substância são as avelãs, a castanha-do-pará e as amêndoas, mas a principal para esse objetivo é a castanha-de-caju que, além do magnésio, também é fonte de fósforo e potássio.

Previne o câncer

Doenças que têm como pano de fundo a produção excessiva de radicais livres, como o câncer, podem ser evitadas conforme a quantidade de antioxidantes no corpo.

As castanhas-do-pará são grandes fontes de selênio, um poderoso antioxidante e, embora comê-las não vá assegurar a impossibilidade do desenvolvimento da doença, aliá-las com uma vida saudável pode reduzir as chances de seu aparecimento.

Evita gripes e resfriados

Uma das grandes causas de gripes e resfriados é a imunidade baixa. Para manter o organismo funcionando bem e deixar a imunidade alta, a alimentação é o fator mais importante.

As castanhas ajudam nessa tarefa, principalmente a amêndoa, que carrega vitaminas A, B e C, além do ômega-3, que ajuda a aumentar a imunidade.

Consumo moderado

Como você pode perceber, muitas castanhas trazem benefícios, por isso geralmente elas são consumidas misturadas. As amêndoas, por exemplo, têm vitamina E, gorduras monoinsaturadas, cálcio, magnésio, ácido fólico, fibras, biotina, ômega-9 e anti-inflamatórios, substâncias boas que auxiliam o corpo a funcionar bem.

Assim como as outras castanhas citadas, o exagero na hora de ingerir as amêndoas pode causar o efeito inverso, principalmente se ela estiver misturada a chocolates e outros doces. A quantidade, inclusive, é algo que causa certa confusão já que para uns uma quantidade pode ser ideal e para outros pode ser excessiva.

O recomendado é consultar um nutricionista para que ele ajude a orientar a dieta de forma que você desfrute de todos os benefícios das castanhas para a saúde.

Agora que você já sabe como as castanhas podem colaborar com a sua saúde, conheça o jejum intermitente e descubra como ele pode ajudá-lo a emagrecer!

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