O poder terapêutico dos laços de amizade por Qual Farmácia

O poder terapêutico dos laços de amizade

Há quem acredite que valorizar um amigo verdadeiro é mais importante do que se esforçar para pertencer a um círculo maior de amizades. Isso acontece porque a maioria das pessoas não se preocupam com a questão da quantidade, mas sim com a qualidade dessas relações. Afinal, são das boas amizades que precisamos na vida para evoluir! De acordo com um estudo da Universidade de Brighton, no Reino Unido, ter um amigo próximo que transmite confiança e apoio emocional pode nos tornar mais fortes, contribuindo para o nosso crescimento individual.

Mas os benefícios de ter um melhor amigo não param por aí! Para a pesquisadora Rebecca Graber, que conduziu esta pesquisa, um laço duradouro de amizade pode refletir positivamente tanto na saúde mental quanto física das pessoas. Outro estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chances de chegar aos 80 se mantiverem contatos sociais ativos, o que os ajudariam muito mais do que ver apenas os próprios familiares.

Ombro amigo é um santo remédio

Parece clichê, porém oferecer e ter um ombro amigo pode ajudar a prevenir uma série de doenças, incluindo a depressão. Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram recentemente que a falta de afeto combinada à ausência do pai e da mãe, abuso sexual, físico ou emocional vivenciados na infância e problemas financeiros são fatores de risco para a depressão na adolescência.

Para combater este problema, a presença familiar e o apoio emocional dos amigos seriam fundamentais para ajudar os adolescentes a lidar com as situações adversas nesta etapa da vida, e ainda estimulariam a promoção da autoestima, do alívio do estresse e, consequentemente, isso influenciaria também na saúde mental dessas pessoas na vida adulta.

Amigo do peito = coração saudável

Estar entre amigos é garantia de boa risada. E para os pesquisadores da Universidade da Columbia, nos Estados Unidos, uma boa risada é sinônimo de coração saudável. Isso acontece porque ao rir o organismo libera mais ocitocina, o hormônio da felicidade, que age em oposto à adrenalina. Enquanto a adrenalina aumenta o nível de estresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, fazendo com que diminua a probabilidade de infartos e outras doenças cardíacas.

Uma vida longa e feliz

Quem tem uma rede de amigos tem 50% de chance a mais de ter uma vida longa, é o que afirma uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, as boas amizades exercem uma influência positiva nas nossas tomadas de decisões, sobretudo, no que diz respeito à saúde. Para os cientistas, além de trazer bem-estar, bons amigos também nos estimulam a nos cuidar mais. O que nos ajudaria a ter uma saúde melhor e uma maior expectativa de vida.

E aí, como andam as suas amizades? Ainda está em tempo de rever se você está sendo um bom (a) amigo (a) ou se está tendo boas companhias para compartilhar os momentos da vida! O Dia do Amigo é comemorado no dia 20 de julho e o Qual Farmácia deseja que você celebre a vida daqueles que estão sempre ao seu lado!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar