Medicina do futuro: 5 tendências para a área de saúde por Qual Farmácia

Medicina do futuro: 5 tendências para a área de saúde

Estamos cada vez mais imersos na tecnologia e a utilizamos para diversas tarefas cotidianas, como conversar com alguém distante, pagar uma conta online e, atualmente, já se fala até mesmo da possibilidade de se consultar com um médico por meio de vídeo. E é pensando em casos como este último que falamos de medicina do futuro.

Essa nova abordagem na medicina nada mais é do que a união entre os conhecimentos já estabelecidos e as inovações tecnológicas de ponta, com o propósito de auxiliar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das mais diferentes patologias.

Com isso em mente, separamos, aqui, 5 tendências da medicina do futuro que facilitarão a sua vida. Acompanhe!

1. Prontuários eletrônicos

prontuário eletrônico é uma ferramenta digital onde constam todas as informações acerca do paciente, como procedimentos realizados, medicamentos administrados, evolução do tratamento e também dados pessoais e histórico médico antes da admissão.

Apesar de exigir um certo investimento nos primeiros meses, o custo-benefício da ferramenta, em longo prazo, é excelente. É possível armazenar todos os dados e protegê-los com senha e outras criptografias, permitindo o acesso de qualquer aparelho e mantendo a segurança do sistema.

Além dos benefícios para o dia a dia médico, o prontuário eletrônico é um instrumento útil para os pacientes, visto que podem ter fácil acesso ao seu formulário e receber informações cada vez mais assertivas, baseadas em referências anteriores.

2. Telemedicina no atendimento

A telemedicina envolve toda prática médica realizada à distância. Ou seja, mesmo que remotamente e longe dos pacientes, um médico pode prestar atendimento, o que confere agilidade na condução dos tratamentos.

Com o avanço dos dispositivos eletrônicos de comunicação, como tablets e smartphones, esse contato médico-paciente tende a se tornar cada vez mais simples e prático. Permitindo o diagnóstico por meio de resultados de exames e até atendimentos de baixa complexidade por meio desses e outros aparatos eletrônicos e seus aplicativos.

3. Smartwatches

Nosso organismo emite sinais quando algo não está funcionando corretamente. No entanto, esses sinais nem sempre são visíveis. Mas você já imaginou prever possíveis problemas e evitar complicações com o uso de aparelhos capazes de obter tais informações? Isso é possível com os smartwatches.

Eles são relógios inteligentes que colhem indicadores bem importantes, como pressão arterial, batimentos cardíacos e níveis de oxigenação. Basta usar um no pulso que todos os dados serão compartilhados com o seu médico e o hospital, alertando caso algo esteja fora da normalidade.

4. Farmacogenômica

A farmacogenômica também está ligada à medicina do futuro. Esse campo estuda as variabilidades genéticas de cada paciente e a forma como eles respondem aos medicamentos propostos pelos profissionais.

Uma vez que cada indivíduo reage de maneira distinta às diferentes dosagens dos medicamentos, a farmacogenômica possibilita conhecer as indicações para cada paciente, evitando problemas e resultando em melhores prognósticos.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação voltado para o desenvolvimento de dispositivos, estruturas e robôs capazes de simular certas características humanas relacionadas ao nosso modo de pensar.

Na medicina, ela é aplicada na realização de cirurgias, na construção de próteses em geral e também no cuidado de pacientes debilitados ou idosos, que se tornam capazes de solucionar problemas, tomar decisões e executar funções mais delicadas.

A medicina do futuro está intimamente ligada ao avanço das tecnologias, permitindo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e conferindo, aos profissionais, uma melhor capacidade de diagnósticos e tratamentos.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se gostou e conhece mais alguma tendência, não deixe de compartilhar seu conhecimento deixando um comentário no post!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar