A importância do pensamento positivo em sua saúde por Qual Farmácia

A importância do pensamento positivo em sua saúde

Você se considera uma pessoa otimista ou pessimista? Saiba que a resposta dessa questão pode estar relacionada à sua saúde, já que o pensamento positivo pode afetá-la de várias formas.

Se você ficou curioso e quer saber mais a respeito, no artigo de hoje abordaremos esse tema e ainda te diremos como manter a positividade e o bem-estar. Continue a leitura e confira!

O efeito do pensamento positivo no organismo

Não é nenhuma novidade que as nossas emoções interferem no funcionamento do nosso organismo. Já foram feitas diversas pesquisas, como a que foi realizada pela revista de Medicina Comportamental, que comprova que as pessoas otimistas têm mais imunidade, conseguem se recuperar mais rapidamente de procedimentos médicos e ainda vivem mais.

Há também o fato de que, quando estamos felizes, liberamos a serotonina e a endorfina, os chamados hormônios da felicidade. De quebra ficamos menos estressados, o que reduz o hormônio do estresse, o cortisol.

Tudo isso ajuda a trazer uma sensação de satisfação, passando ao cérebro a mensagem de que estamos bem e que não é necessário ficar em estado de alerta, reduzindo sentimentos como ansiedade e angústia.

A felicidade pode ser uma ferramenta de cura

Sorrir, pensar positivo e ser mais otimista é tão bom para a saúde que já faz tempo que hospitais recebem voluntários que alegram pacientes. A terapia do riso já é utilizada até mesmo como tratamento complementar e reduz cerca de 30% do tempo de internação.

Grupos como os Doutores da Alegria atuam levando alegria aos pacientes e aos acompanhantes, um trabalho que tem dado resultados excelentes, já que tanto os doentes quanto seus acompanhantes precisam de apoio nessas situações.

Mas não é apenas em hospitais que o pensamento positivo é necessário. Afinal, como diz o ditado popular, “é sempre melhor prevenir do que remediar”, não é?

A positividade é contagiante

Se você é daqueles que acredita que ser pessimista ou otimista vai da personalidade de cada um, saiba que na verdade, assim como uma pessoa otimista pode, por algum motivo, se tornar pessimista. Alguém que tende sempre a pensar o pior pode treinar a capacidade de ser mais otimista.

Tudo o que vivemos e as experiências que tivemos formam quem somos, e as pessoas que nos cercam influenciam muito nesse aspecto.

Conviver com pessoas de alto-astral, que emanem energias boas é um ótimo começo para treinar o pensamento positivo. Cerque-se de amigos e familiares que te queiram bem e que te transfiram essas sensações.

A mudança na vida pessoal e profissional

Pessoas positivas ganham benefícios que ajudam a saúde até mesmo de forma indireta. Um exemplo é que quando estamos nos sentindo bem fazemos mais exercícios, saímos mais de casa e acabamos cuidando melhor do corpo. Ao contrário de quando estamos deprimidos e não nos importamos muito com a alimentação ou com o sedentarismo.

Até mesmo as relações amorosas são afetadas pelo pensamento positivo, pois ele fortalece os laços, um sentimento essencial para o casal.

Na vida profissional ele também ajuda, pois as pessoas que enxergam o lado bom mesmo diante das dificuldades, conseguem solucionar problemas e lidar melhor com os imprevistos, se destacando dentro do ambiente de trabalho.

Se você se considera uma pessoa otimista ou quer ajuda para ter pensamentos positivos e melhorar sua saúde, confira mais um de nossos posts e saiba como mudar hábitos que nos fazem mal!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar