Estrias e celulite: como evitar? por Natália Nery

Estrias e celulite: como evitar?

Tem como evitar estrias e celulite? Se existe uma dúvida recorrente em meu consultório, essa está na lista das campeãs que amedrontam homens e mulheres. Por isso, hoje escrevo sobre esses dois temas que, na verdade, não deveriam ser encarados como os inimigos da estética.

As estrias são cicatrizes que podem se formar quando as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele) se quebram, quando são esticadas além do seu limite. Mas elas não são simplesmente o resultado de excesso de pele, como se costuma pensar, o que justifica também pessoas magras as terem.

Já a celulite é o termo usado para as ondulações (“os furinhos”) que surgem nas coxas, quadris, nádegas, abdome, braços e seios. É uma condição extremamente comum – 93% das mulheres têm! Ou seja, você não está sozinha nessa. Mesmo que as vezes seja incômoda, a celulite é uma condição normal e benigna.

Causas e fatores genéticos

No caso das estrias, durante a puberdade, gravidez ou mudanças de peso, níveis elevados de hormônios, chamados glicocorticoides são produzidos pelas glândulas adrenais, o que torna nossas fibras ainda mais frágeis. Em parte, a genética também desempenha um papel importante no seu surgimento. Então se sua mãe tem, você tem grandes chances de tê-las também.

Em relação a celulite, a causa exata não é conhecida, mas pode ocorrer quando o acúmulo de gordura provoca alterações no tecido conjuntivo sob a pele. Os hormônios também desempenham um papel significativo no desenvolvimento da celulite. Da mesma forma que a baixa circulação têm influência, pois menos oxigênio na área, resulta em menor produção de colágeno. A idade também faz com que a pele se torne menos elástica, mais fina e mais propensa a cair, tornando os furinhos mais aparentes.

Nessas circunstâncias, é normal que as mulheres que têm celulite tendem a ter mães, irmãs e tias com celulite, por mais magras que sejam. Um dos maiores equívocos sobre a celulite é pensar que perder gordura corporal sozinha irá reduzir a aparência. Fatores genéticos estão ligados à velocidade do metabolismo de uma pessoa, distribuição de gordura sob a pele e circulação sanguínea. Então, mesmo as mulheres mais magras poderão continuar tendo as pequenas ondulações.

Tratamentos de celulite e estria

Embora seja impossível prevenir estrias por completo, você pode reduzir as chances de tê-las mantendo a pele bem nutrida e hidratada. Nenhum tratamento preventivo isoladamente funcionará.

Por isso, procure orientação para realizar tratamentos estéticos que as minimizem, como laseres, microagulhamento, subcision e peelings. Quanto mais cedo você tratar, melhores serão os resultados. Se você iniciar o tratamento quando as estrias ainda estão vermelhas, você tem 90% de chance de melhorá-las.

Até mesmo para a celulite, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o tratamento adequado. Atualmente, muitos cremes são vendidos com esse intuito, mas na prática não têm eficácia, porque eles não atingem a camada da pele onde acontece de fato o problema.

Dentre as diversas substâncias, aquelas que mostram discreta eficácia são os cremes a base de cafeína que desidratam as células de gordura e o retinol que reduz a aparência da celulite pelo espessamento da pele. Pelo menos 6 meses de uso são necessários para ver os resultados, e devem ser aplicados com massagem vigorosa para aumentar sua absorção.

Portanto, não desperdice seu dinheiro suado em cremes milagrosos que não renderão os resultados desejados. Se a celulite é uma preocupação verdadeira, é melhor entrar em contato com um dermatologista para te indicar o tratamento mais adequado. Existem numerosos tratamentos disponíveis, mas o efeito é temporário.

Alimentação saudável e exercícios físicos = pele lisinha

Um método efetivo para prevenir estrias e celulite é uma combinação de exercícios físicos regulares e nutrição saudável. Manter-se dentro do peso ideal minimizará o alongamento excessivo da pele.

Impulsione a sua dieta com alimentos ricos em vitamina E e C e beba muita água. Isso fortalecerá as fibras de colágeno e elastina da pele. Os alimentos ricos em antioxidantes e ômega-3 podem ser os melhores amigos da mulher na luta contra a celulite, porque ajudam a quebrar as células gordurosas e fortalecer a pele e o tecido conjuntivo, respectivamente.

Outra maneira de evitar estrias é manter sua pele o mais hidratada possível. A pele bem hidratada é mais flexível e capaz de suportar as forças que a esticam. Também é interessante evitar usar roupas íntimas com elástico apertado nas nádegas pode limitar o fluxo sanguíneo, o que pode contribuir para a piora de celulite. Aumentar o tônus muscular com musculação deixará a aparência da pele mais lisa.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, deixe seu comentário! Ficarei muito feliz em poder ajudá-la. Aproveite e compartilhe o texto com seus amigos e familiares.

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar