Detox: o que é e para que serve? por Qual Farmácia

Detox: o que é e para que serve?

Há uma filosofia que afirma que o corpo é a nossa casa e o nosso templo, pois assim como cuidamos dia-a-dia do nosso lar, também devemos limpá-lo, zelá-lo e nutri-lo para que os nossos órgãos mantenham a sua vitalidade. Na medicina ayurveda*, o termo detox já é aplicado há mais de cinco mil anos como um processo de purificação e retirada das substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo.

O que acontece, de acordo com este método, é que após os excessos alimentares em quaisquer circunstâncias e época do ano, a nossa digestão fica fraca e comprometida. Fazendo com que este e outros órgãos do sistema digestivo se tornem incapazes de eliminar as toxinas de maneira eficiente. Dessa forma, a adoção da técnica detox vem para restabelecer por meio da alimentação o organismo e, consequentemente, a saúde dos indivíduos.

Como funciona

É verdade que os sucos e smoothies detox têm feito sucesso. No entanto, a verdadeira dieta detox que se baseia numa adequação alimentar inclui uma rica combinação de legumes e verduras, frutas, folhas verdes, grãos, oleaginosas e especiarias, como cravo, canela e gengibre, que auxiliam na manutenção do metabolismo.

Eliminando quaisquer alimentos industrializados, processados e enlatados. Valendo o mesmo para as carnes, leites e seus derivados, ovos, óleos, açúcar e farinhas refinadas.

Por isso, é muito importante dizer que por mais que o detox se assemelhe a uma dieta, esta técnica deve ser seguida de modo rigoroso e orientado por um nutricionista ou endocrinologista por um período de até 21 dias, ou os periódicos que podem ser repetidos sempre que desejar desde que o seu profissional de confiança indique, limitando-se a uma semana.

Os benefícios

No entanto, o detox não serve apenas para fazer o organismo voltar a funcionar bem. Os reflexos também podem ser sentidos de dentro para fora, como por exemplo: quem tem problemas com acnes percebe as mudanças no aspecto da pele, quem tem insônia sente que o sono melhora e, até mesmo, a hipersensibilidade que provoca a enxaqueca é minimizada, causando assim menos crises.

detox quando feito de maneira responsável, personalizada e acompanhada por um especialista pode beneficiar a vida das pessoas. Na cultura indiana esta técnica traz o equilíbrio para o indivíduo como um todo, ou seja, abrangendo corpo, mente e espírito.

Isso significa dizer que por meio do consumo de alimentos vegetais, naturais e que são saudáveis, como resultado, as pessoas podem garantir um bom nível de energia, disposição, saúde e bem-estar para realizar as atividades do cotidiano.

E aí, gostou de saber a origem do detox? Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e familiares!

 

* Com origem no território, onde hoje ficam a Índia e o Paquistão, a ayurveda é o mais antigo sistema de saúde registrado na história. O termo vem do sânscrito e significa “ciência da vida”.

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar