Como escolher uma farmácia de confiança para comprar seus medicamentos? por Qual Farmácia

Como escolher uma farmácia de confiança para comprar seus medicamentos?

Para escolher uma farmácia de confiança é preciso considerar alguns valores deste tipo de serviço, como a qualidade do atendimento, se o preço dos produtos são acessíveis e, principalmente, se a idoneidade da empresa atende a todas as regulamentações do setor. A farmácia é considerada um estabelecimento de saúde e, por isso, precisa prestar as boas práticas de cuidados farmacêuticos conciliando com um gerenciamento eficiente das atividades.

Também é importante o cumprimento das determinações exigidas pelas diversas legislações do setor, que possibilitam o funcionamento da empresa, deixando-a livre de penalidades previstas por lei.

Quer saber como escolher uma farmácia de confiança? Então, acompanhe nosso post de hoje!

Verifique a documentação

Conforme preconizada pela legislação, todas as empresas farmacêuticas devem afixar em local visível ao público documentos que comprovem sua funcionalidade. Nesse sentido devem estar afixados os alvarás de localização, funcionamento e a certidão de regularidade.

O alvará de localização atesta que a empresa tem registro próprio e naquele local funciona uma farmácia comunitária, ou seja, aquela destinada a comercialização de produtos para saúde e prestação de serviços farmacêuticos.

A autorização de funcionamento é um documento emitido pela Vigilância Sanitária, que autoriza as atividades farmacêuticas que serão realizadas no estabelecimento. E a certidão de regularidade é o documento que mostra o horário de assistência do profissional farmacêutico.

Observe a limpeza do local

Em qualquer ambiente que frequentamos é comum a análise ainda que superficial, do nível de limpeza do estabelecimento. Banheiros limpos e móveis sem poeira são quesitos sempre observados.

Numa farmácia, além dessas condições básicas de higiene, é fundamental atentar-se para outras exigências, tais como organização e limpeza das prateleiras, dispenser com álcool 70% em gel na sala de injetáveis e banheiro com registro frequente de saneamento. Bem como, se existe a presença de lixeiras com acionamento por pedal, paredes sem sujeira aparente ou empilhamento incorreto de caixas.

Além disso, é indispensável o uso do jaleco como equipamento de proteção dos funcionários que ficam expostos a agentes potencialmente perigosos.

Pesquise sobre a qualificação da equipe

Uma farmácia com credibilidade é aquela que se preocupa com a capacitação de seus funcionários. Nesse contexto, podem ser avaliadas tanto a formação acadêmica quanto a prestação do atendimento e a resolução dos problemas relatados pelos clientes.

Os colaboradores devem saber atender os indivíduos de forma correta, interpretar adequadamente a prescrição médica, orientar sobre critérios específicos para dispensação de medicamentos, dentre outras.

Além disso, é importante que os funcionários encaminhem as situações clínicas mais críticas aos seus superiores para intervir em prol da eficácia do tratamento e diminuição das reações adversas.

Confirme a procedência dos medicamentos

Para assegurar a eficácia e a segurança no tratamento dos pacientes, uma farmácia idônea faz apenas a aquisição de medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância (ANVISA). Não obstante, o estabelecimento também está constantemente atento aos desvios de qualidade dos fármacos divulgados para recolher lotes, em caso de necessidade, e comunicar aos seus clientes.

Adicionalmente, os gestores da farmácia fazem a qualificação dos fornecedores (distribuidoras e fabricantes) solicitando toda a documentação necessária que atesta a autorização para a comercialização dos produtos. Isso é importante para evitar a compra de medicamentos contrabandeados.

Como dito, vale ressaltar que escolher uma farmácia íntegra implica em considerar preceitos que garantam bom atendimento, resolução das solicitações e aquisição de medicamentos de ótima procedência. Além disso, uma empresa correta afixa todos os documentos que mostram a regularidade de suas atividades e conta com um farmacêutico em tempo integral.

E se você ainda não tinha parado parar pensar nesses detalhes, o Qual Farmácia sim. Para facilitar a sua vida, compre pelo app e desfrute de toda a comodidade e praticidade na hora de comprar nas farmácias. Quer mais informações sobre este tema? Então, baixe o aplicativo Qual Farmácia e curta nossa fanpage para acompanhar as novidades do mundo farmacêutico!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar