Cabelos cheios de saúde durante e após o verão por Natália Nery

Cabelos cheios de saúde durante e após o verão

Quem não gosta de um cabelo brilhante e sedoso, não é mesmo? Porém, durante o verão é verdade que por causa da umidade, o calor e o suor, torna-se mais difícil manter os fios bonitos e no lugar. O que leva muitas mulheres a mantê-los presos em rabos de cavalo, coques e tranças, mas o que ninguém imagina é que essa combinação pode ser prejudicial à saúde dos cabelos.

Fatores que causam danos

É um fato: a estação mais quente do ano pode danificar os fios, deixando-os quebradiços, com pontas duplas, ressecados e com frizz. Isso ocorre porque a radiação ultravioleta (UV) causa a oxidação das proteínas, ou seja, deteriora essas partículas que compõem a fibra capilar, deixando os cabelos ásperos, porosos e com um aspecto de pouco brilho.

Outro fator que contribui para a piora da aparência dos cabelos é a perda de retenção de água nos fios. Além disso, a água salgada do mar, o cloro e outros produtos químicos presentes nas piscinas agravam ainda mais o problema. Neste ponto, também é essencial pontuar que cabelos grisalhos, loiros ou descoloridos ficam mais sujeitos à queda de massa capilar devido às agressões externas.

Dicas para proteger os cabelos

Para minimizar os danos durante e após o verão, aqui vão algumas recomendações:

– Enxague seu cabelo após nadar. Se não houver um chuveiro nas proximidades, leve consigo um borrifador com água fresca.

-Lave os cabelos para remover produtos químicos da piscina e sal. Em seguida, use condicionador hidratante ao longo dos fios. Uma vez por semana, hidrate os cabelos com máscaras.

– Penteie os cabelos ainda úmidos com pente de dentes largos.

– Evite o uso de secadores e chapinhas. Se for inevitável, use cremes protetores de calor. Os secadores são menos prejudiciais que as chapinhas. Nunca use chapinhas nos cabelos molhados.

– Use chapéus ou protetores solares para cabelos.

– Unte seus cabelos com óleo ou silicone antes do mergulho. Nossos cabelos têm uma alta afinidade por esta substância, que forma uma película protetora e de quebra ainda deixa nosso cabelo brilhoso e com menos frizz.

– O cabelo ficou com a aparência esverdeada causada pelo cobre das tubulações e algicidas? (solução usada para manutenção de piscina na água da piscina) Use xampus e condicionadores com ácido etilenodiamina que possui a propriedade de removê-los dos fios.

– Finalize a estação mudando o visual – o corte de cabelo remove as pontas duplas e você ainda atualiza seu estilo!

E aí, gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos e familiares!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar