Banho quente e banho frio: benefícios de cada um para o corpo por Qual Farmácia

Banho quente e banho frio: benefícios de cada um para o corpo

Entrar no box, ligar o chuveiro e sentir a água escorrendo pelo corpo provoca uma sensação gostosa de limpeza. Mas, dependendo do momento, o banho também pode nos estimular para começar bem o dia ou, até mesmo, de causar relaxamento para finalizá-lo. Porém, em todo caso, há um fator importante a ser considerado: a temperatura da água.

Por isso, se você sempre teve dúvidas dos benefícios de tomar banho quente ou banho frio, a seguir compartilhamos as vantagens e os cuidados das duas opções para o seu organismo.

Benefícios do banho quente

Relaxa os músculos e alivia as tensões

A água quente provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua melhor pelo corpo e levando oxigênio a todas as suas partes. Dessa forma, o banho quente acarreta no relaxamento dos músculos, inclusive daqueles em que há pontos de tensão. Na ausência de uma bolsa de água quente, este é uma boa pedida, pois tem um efeito similar.

Diminui a ansiedade e o estresse

Ao promover o relaxamento físico, o banho quente contribui também para que haja um relaxamento mental. A partir disso, a produção de ocitocina é intensificada, o que aumenta a sensação de bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse.

Regenera a pele

Não só o calor da água, mas também o vapor permite a abertura dos poros, fazendo com que as células mortas sejam levadas embora, assim como sujeiras decorrentes da poluição e outras toxinas. Dessa forma, ocorre uma regeneração e uma limpeza mais profunda da pele.

Alivia sintomas de gripes e resfriados

Na verdade, o banho não funciona como um remédio que combate os sintomas. Contudo, como possui o efeito de relaxamento, ele contribui para diminuir a sensação de mal estar e as dores no corpo provocadas por gripes e resfriados. Além disso, o vapor do banho ajuda a descongestionar as vias aéreas.

Benefícios do banho frio

Tem efeito revigorante

A água fria faz com que o sistema circulatório “acorde” e apresente respostas rápidas, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo. Esse estímulo faz com que a pessoa tenha a sensação de revitalização e de estar preparada para enfrentar as tarefas do dia.

Reaquece o corpo

Pode parecer contraditório, mas um banho frio ajuda o corpo a se reaquecer. O princípio é o mesmo da sensação revigorante: a água fria estimula o sistema circulatório, o que provoca o aquecimento do corpo. Para quem tem dificuldade para se esquentar, uma dica seria começar o banho com água quente e diminuir a temperatura ao longo do processo.

Contribui para a perda de peso

Esse benefício também está relacionado à circulação sanguínea. Quando ela é estimulada, ocorre um estímulo de todo o metabolismo, que se acelera e propicia uma maior queima de calorias. A partir disso, o banho frio ajuda a perder peso.

Fortalece o sistema imunológico

Esse benefício advém do estímulo tanto da circulação quanto do metabolismo. Nesse sentido, o sistema imunológico é incentivado a produzir mais defesas para o corpo, deixando-o mais preparado para enfrentar as adversidades (micro-organismos diversos e alterações que possam provocar doenças).

Cuidados com banho quente e banho frio

Vale lembrar que banhos quentes removem a camada de proteção da pele com mais facilidade, deixando-a ressecada e mais sujeita a desenvolver alergias e outras doenças. Por isso, é interessante não exagerar na temperatura da água ou na duração dos banhos.

Outro ponto importante é que nem todas as pessoas suportam bem o choque térmico provocado pelo contato com a água fria. Por isso, antes de trocar a temperatura do seu banho, é essencial prestar atenção em como o seu organismo reage a ela.

Conhece mais pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher entre banho quente e banho frio? Compartilhe esse link nas suas redes sociais e incentive seus amigos a mudar uma vez ou outra a temperatura da água!

Leia ϟ comentários

ϟ Comentários

Voltar Comentar